A tirolesa é uma atividade que nasceu na região de Tirol, na Áustria, onde inicialmente era utilizada para travessia de pessoas, mantimentos e até animais sobre rios e montanhas da região. Foi difundida por volta do século XIX, em meio à guerra presente na Europa, que destruía passagens e caminhos. Tornou-se atualmente uma atividade esportiva de aventura, praticada no mundo inteiro.
Consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. O cabo fica nas alturas, ao ar livre, normalmente conectado a árvores, ou estruturas próprias, proporcionando ao praticante a sensação de “voar” sobre o local. Muitas tirolesas estão acima de florestas, lagos e outras lindas paisagens, o que torna a experiência mais prazerosa.
Mesmo praticada nos lugares mais radicais do planeta, a tirolesa é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do praticante, mas proporciona muita adrenalina, permitindo a prática de maneira segura para aventureiros de todas as idades, que simplesmente sentam na cadeirinha e deslizam pelo cabo de aço.
Leave A Comment